Aconteceu na noite do último dia 29 de janeiro a primeira edição do projeto ‘Ursushi’, um encontro da culinária japonesa com o público gay, mais especificamente os denominados ‘ursos’. A iniciativa inédita que nasceu na informalidade, já estreou com a casa cheia e a promessa de novas edições para satisfazer o apetite de um público costumeiramente fiel, ávido por novidades e carente de oportunidades.
Nesta primeira edição que aconteceu no Hoy Sushi, restaurante japonês que há pouco mais de dois anos atende ao público da Vila Mariana nos arredores das faculdades ESPM e Belas Artes, mais de 100 pessoas se revezaram nas mesas da casa degustando um rodízio especialmente preparado para a ocasião e acompanhado com boa música e muitas saqueirinhas.
A iniciativa foi do Gerente de Alimentos & Bebidas Ronaldo Morais, responsável pela casa desde os primeiros meses de sua inauguração, e a idéia, que nasceu numa típica conversa entre amigos, se mostrou não apenas com potencial de longevidade como também uma opção para um público ainda carente de restaurantes onde possam ficar realmente à vontade.
'A idéia surgiu há alguns meses em uma conversa com o publicitário e amigo Alexandre Carvalho. Ele sugeriu que eu promovesse um jantar japonês direcionado ao público chamado 'ursino', já que não havia nada parecido. Sushibear? Não, ‘Ursushi’! Sushi para ursos! Dessa conversa descontraída surgiu o nome’, conta Morais.
Chegando janeiro e o fim da férias, Morais convocou alguns amigos mais próximos que colaboraram desde a divulgação em redes sociais e por flyers, como também por montar um set list e até pela criação de um primeiro logo para o evento. Após a aprovação do proprietário do restaurante, rapidamente a novidade circulou na comunidade. ‘Não esperava tamanha repercussão. Teve até comemoração de aniversário nesta primeira edição!’.
Segundo Ronaldo, mineiro radicado em São Paulo há quase 3 anos, apesar da cidade ser grande e acolhedora para o público GLBT, praticamente não há restaurantes direcionados a este público. Ao identificar esta oportunidade, o ‘Ursushi’ nasceu primeiramente seguindo o perfil das festas e baladas itinerantes da noite paulistana, ou seja, sem casa fixa. ’O Hoy Sushi recebeu a plataforma de lançamento do projeto, o que não implica em mudar seu perfil original’, diz Morais, ‘mas devemos continuar por lá por um bom tempo ainda’, complementa.
Em São Paulo são inúmeras as casas noturnas dirigidas ao público GLBT, bem como os bares ‘friendly’, atentos ao poder aquisitivo desta fatia de mercado. ‘Mas alguns amigos sempre reclamavam da falta de uma oportunidade tranquila de ir a um restaurante na companhia de amigos gays sem ter que se preocupar com os olhares das mesas ao lado.’ Como a recepção do primeiro encontro foi excelente, Ronaldo conta não apenas com o seu profissionalismo e seu carisma, mas também com a força das redes sociais para trazer o público ao próximo ‘Ursushi’, que deve acontecer na último sábado de fevereiro, no mesmo Hoy Sushi. As informações estarão disponíveis nas redes sociais e no blog do encontro www.ursushi-ursushi.blogspot.com
Hoy Sushi
Rua Álvaro Alvim, 26 – Vila Mariana – tel.: 5539-4144.